Novidades

Slides: aula_2.pdf

Atividade

1. Se reuna em um grupo de 3 a 5 pessoas
2. Crie uma conta no gitlab.com
3. Uma pessoa do grupo cria um projeto no gitlab
4. Adicione os membros do seu grupo ao projeto
5. Em detalhes do projeto, clique em Add Readme, copie o texto abaixo e cole no readme a ser criado e clique em Commit changes.

# Atividade Git Saber

## Documentação usando Markdown
A documentação nos projetos é muito importante, e para isso o gitlab
disponibiliza o uso de markdown. Vamos testar o quanto o markdown é
poderoso, usando o guia do gitlab: https://gitlab.com/help/user/markdown.

6. Baixe o arquivo em https://goo.gl/E3gX29
7. O objetivo final da atividade é que seu documento readme fique igual ao do pdf.
8. Para isso, cada membro de sua equipe deve criar uma issue no gitlab para cada um dos itens que esta no arquivo pdf (Básico, Links, Blocos de citação, Listas e Tabela) e escrever na descrição da issue o que deve ser feito.
9. Agora cada membro da equipe deve escolher uma das tarefas a serem feitas, de preferência não a mesma que descreveu na issue.
10. Abra a issue escolhida por você e clique em Create merge request.
11. Clone o projeto no seu computador e troque para a branch de sua issue.
12. Faça a tarefa conforme descrita na issue e atualize a sua branch.
13. Agora peça para algum outro membro de sua equipe abrir o merge request criado e aceitá-lo, tomando cuidado com possíveis conflitos.
14. Após todos os merge requests serem aceitos, a branch master deve estar atualizada com todas as alterações.
15. Por fim, abra a página de arquivos do repositório de seu projeto e verifique se o readme esta igual ao que foi baixado.

Atividades extra:

Slides: aula_1.pdf

Atividade

A atividade da primeira aula consiste em criar uma pasta chamada atividade_git e inicializar um repositório git nela. Após inicializar o repositório git na pasta atividade_git siga as seguinte instruções para completar a atividade:

  1. Crie um arquivo chamado nomes, e comece a monitora-lo.
  2. Insira 2 nomes no arquivo nomes, cada nome em uma linha e consolide as mudanças com um commit
  3. Crie uma branch chamada mod1 e mude para ela
  4. insira 4 nomes no arquivo nomes e faça um commit com a mensagem “ primeiro commit na branch mod1”
  5. Ainda na branch mod1, insira mais um nome e atualize o ultimo commit (não deve fazer outro commit)
  6. Volte para a master e crie outra branch chamada mod2, mude para ela.
  7. Na branch mod2, edite o primeiro nome do arquivo nomes e adicione mais 3 nomes.
  8. Faça o commit com a mensagem “primeiro commit da branch mod1”
  9. Corrija a mensagem do ultimo commit da branch mod2 para “primeiro commit da branch mod2”
  10. volte para a master.
  11. Dê merge da branch mod1, se houver conflitos o resolva.
  12. Dê merge da branch mod2, se houver conflitos o resolva.
  13. Em casos de conflitos, Resolva de modo que o arquivos nomes contenha o maior numero de nomes.
  14. Faça um git revert para o commit “meu primeiro commit da branch mod1” se houver conflitos resolva.

17/08/2018

Você participou de alguma oficina do PET Computação em 2018?
Acesse e baixe o seu certificado aqui!!!
HTML & CSS
PYTHON
VIM
LATEX

09/08/2018

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo PET Computação referente ao segundo semestre de 2018.
Acesse o edital para saber mais sobre os procedimentos desta seleção. EDITAL
Inscrições até 14/08/2018 através do link: INSCRIÇÕES
ESPERAMOS POR VOCÊ!!!!!

08/08/2018


Ei você estudante de Informática Biomédica ou Ciência da Computação, quer ajudar a divulgar seu curso para fora da faculdade e de quebra conseguir umas horinhas formativas? Nos dias 23, 24, 25 e 26 de Agosto acontecerá a Feira de Cursos e Profissões da UFPR.
Os interessados podem fazer a inscrição nos links:

Alunos Informática Biomédica: https://goo.gl/forms/FrUnLXL0rL1NF2Mt1
Alunos Ciência da Computação: https://goo.gl/forms/lIZPPwM5f72KMSqm1

Para quem está no curso de python, aqui estão os materiais de apoio, com a teoria e os exercícios:
Aula I
Aula II
Não deixe de dar o seu feedback sobre as aulas, respondendo a este formulário!

Está participando do curso de vim? Encontre a apresentação e o feedback aqui!
Curso de vim

19/03/18

Não conseguiu seu ingresso para o Lollapalooza deste ano? Não se preocupe, pois o Ciclo de Oficinas ainda tem vagas para todos!

Preencham o formulário com suas sugestões de oficinas para compor a lineup dessa edição e vamos lá!

Formulário de sugestões

09/02/18

As inscrições para o processo seletivo para participar do PET Computação abrirão no dia 19.02! Fique atento às datas e inscreva-se! Saiba mais aqui.

12/01/18

A semana de recepção de calouros é uma semana organizada pelo PET com apoio das coordenações dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica e do Centro Acadêmico Alexande Direne. Este ano o evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Para saber mais, acesse a página da Semana de Recepção de Calouros. É de extrema importância a participação de todos os calouros, pois é nesse período que ocorre a confirmação de matrícula na UFPR.

Semana de Calouros 2018

15/12/17

O Encontro Regional dos Grupos PET Sul - SULPET - ocorre anualmente e reúne grupos de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para discutir temas importantes para o desenvolvimento do Programa e da educação brasileira. Em 2018, Curitiba sediará o XXI SULPET tendo como tema do evento: “Inserção e Integração: O PET como Agente Transformador Social” e será realizado entre os dias 28 de abril e 01 de maio de 2018.

Alguns dos membros do grupo fazem parte na organização do evento dentro das comissões de comunicação e mesas deliberativas. Para mais informações, acesse : http://xxisulpet.com/index.html O público alvo são petianos vinculados ao programa e egressos, porém as inscrições serão abertas para todo público. Acompanhe a página no facebook para mais detalhes: https://www.facebook.com/xxisulpet/